Francisco

About me

Gender Male
Industry Consulting
Occupation Bacharel em Direito
Location Niterói/Itaperuna, RJ, Brazil
Links Audio Clip
Introduction O Deus que há em mim, saúda o Deus que há você. Com licença poética, sou apenas mais um Francisco. Amo com intensidade, a Literatura, em prosa e verso, decifrando e aprendendo o mundo através da palavra escrita/alada.
Interests Minha família; meus amigos; as minhas melhores lembranças; meus livros obscurecidos de poeira e traças; o Rio de Janeiro e seus encantos ímpares; O Clube de Regatas Vasco da Gama; Itaperuna; O céu de Minas-Gerais; O gélido mar de Cabo Frio; A Bossa Nova; Chico Buarque de Hollanda; "O Existêncialismo Francês" (O homem está condenado a ser livre) movimento filosófico e literário, de Jean-Paul Sartre; O "Garantismo Penal" de Luigi Ferrajoli; Discutir política com pessoas esclarecidas; O aroma de cereja de um Borkum Riff, queimando no ar; 212 Men Carolina Herrera; A poesia, ópio da alma e necessidade orgânica da sociedade. Eu não sei se todos os povos amam seus cientistas, mas sei que todos os povos amam seus poetas. É através da loucura dos poetas; É através da ruptura que eles representam, que a sociedade respira.
Favorite Movies Casablanca, Os girassóis da Rússia, Nós que nos amávamos tanto; O carteiro e o poeta; Dancer in the dark; As invasões bárbaras; Mar adentro; Edukators; Cinema paradiso; Godfather; As horas, O pianista; A liberdade é azul; A igualdade é branca e a fraternidade é vermelha.
Favorite Music Trato com carinho os meus ouvidos. Não reconheço, como música digna de se ouvir, nem o funk carioca nem a cultura hip-hop paulista, pelo fato de fazerem apologia à atividades e organizações paralelas e criminosas, que financiam a carnificina nesse país (Aqui, uma ressalva: a vida comporta exceções). Apologia tipificada no Código Penal brasileiro, com pena de reclusão. Da mesma forma tenho aversão ao pagode paulista e carioca, tentativa porcamente mal sucedida de se aproximar do samba de morro, o samba de Cartola, que Nara Leão adotou, sob o crivo do preconceito, e desceu com o samba de raiz para o asfalto carioca. Gosto da Bossa Nova, de Chico Buarque de Hollanda (em demasia, feito cachaça que não sacia), da primeira fase de Caetano Veloso, Maestro Villa-Lobos e suas Bachianas brasileiras n. 2 e 5, Luciano Pavarotti, Edith Piaf, Carla Bruni, Pink Floyd, Mercedes Sosa, Elis Regina e de Nara Leão.
Favorite Books A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta. A leitura amplia os horizontes e afasta o homem da ignorância. Porém, muito cuidado! Ler, além de expandir a personalidade, pode tornar as pessoas, perigosamente mais humanas. Cem anos de solidão; O amor nos tempos do Cólera; (Gabriel Garcia Marquez); A idade da razão (Sartre); Crime e castigo (Dostoiévski); Os irmãos Karamazovi (Dostoiévski); Confesso que vivi (Pablo Neruda); Caçador de pipas; Cidade do sol (Khaled Hosseini); O brilho de sua luz (Danielle Steel); O estrangeiro (Albert Camus); O Pequeno Príncipe; (Antoine de Saint-Exupéry); The godfather; (Mario Puzo); O livro negro do comunismo (Stephane Courtois), A menina que roubava livros (Markus Zusak); Quando Nietzsche chorou (Irvin Yalom); Paulo e Estêvão (Chico Xavier). Admiro a prosa de Clarice Lispector e os versos de Fernando Pesssoa, Florbela Espanca, Pablo Neruda, Castro Alves, Paulo Leminski, Carlos Drummond, Manuel Bandeira, Mário Quintana e outros.