Blogger
Claudia Antonini
On Blogger since: March 2008
Profile views: 901

My blogs

Blogs I follow

About me

GenderFemale
OccupationGenealogista
LocationPorto Alegre, Rio Grande do Sul
IntroductionNasci em 1966 em Porto Alegre e tenho cidadania há mais de quinze anos, quando solicitei o reconhecimento mal sabia-se o que fazer. Formei-me em Comunicação em 1989 e fui para a Itália onde cursei o mestrado, trabalhei e residi por 6 anos, até 1996, 3 anos como "extracomunitária" e 3 como "italiana". Minha avó Teresa nasceu em Verona mas tive que pedir o reconhecimento de minha cidadania através de um ramo mais longínquo pois meu pai nasceu antes do fatídico 1948, enfrentei e superei todas as situações comuns a esta condição. Em 1996 voltei para o Brasil e o número de pedidos de ajuda que recebi foi tão grande que acabei por abrir um escritório que pesquisa, retifica e traduz documentos para a cidadania ainda em 1996. São 12 anos de trabalho. Sempre simpatizei com a esquerda mas não sou radical e acredito no diálogo para obter resultados. Sou conselheira Comites e da Massolin de Fiori, integro a Feveneto e já trabalhei em patronatos e outros entes italianos. Por crer que o único conhecimento enriquecedor é aquele que é compartilhado escrevi regularmente nas revistas Insieme e no eletrônico Oriundi e participo de algumas comunidades de italo descendentes como moderadora.
InterestsPrezado oriundo/a meu skype é claudia.antonini@terra.com.br. Sou uma oriunda como você e fui convidada a concorrer pelo PD italiano (esquerda moderada) como deputada representando os italianos da America Meridional. O partido buscava uma mulher italo-brasileira, conhecedora da comunidade e seus problemas, que já tivesse vivido no Brasil e na Itália. Fiquei apreenssiva pela proximidade das eleições e pela responsabilidade mas então lembrei de minha – e creio que posso dizer “nossa” - insatisfação de respostas e soluções e enviei a ficha de inscrição para o partido. As candidaturas devem ser oficializadas na próxima semana. Programa: 1- Consulados: maior número de funcionários e melhoria do atendimento (*Não há lei que limite o tempo de espera ou dimensione o número de funcionários conforme o número de italianos residentes? Não devemos fazer com que seja respeitada?) 2- Diplomas - intercambios entre universidades brasileiras e italianas para facilitar a validação de diplomas (* Promover acordos, servir de ponte para os contatos, fomentar propostas e projetos) 3- Cidadania via materna - aprovação da Lei que elimina as restrições da cidadania por via materna para os nascidos antes de 1948 (* Porque a demora se já há muitos precedentes jurídicos?) 4- Blue card – concessão de blue card para os não oriundi que desejem morar na Itália (* Como sabemos há sempre necessidade de mão de obra na Itália e o brasileiro costuma adaptar-se muito bem ao tecido social) 5- Assistência - patronatos brasileiros na Itália ou acordos para o uso dos patronatos italianos para atender os oriundos que lá estiverem (* Os oriundos são italianos natos, não deveriam também ter seus interesses defendidos?) 6- Democratização de Benefícios e tranparência administrativa (* Ser agente de controle eficaz e democratização do uso dos fundos enviados pela Itália para o Brasil)
Favorite moviesTodo dia recebo jovens desesperados por estar perdendo oportunidades pela demora da fila consular e comunal, vejo fundos que deveriam servir a muitos oriundos mal empregados e vejo políticos e empresários em missões de “turismo empresarial e político” com informações distorcidas, preconceitos e um conhecimento sobre imigração/emigração abaixo do decente. Ainda assim, me impressiona ler absurdos sobre o “fim” ou a “limitação” do direito à cidadania numa revista como a Veja e em Jornais de Grande Circulação. Não cuspo na minha polenta de cada dia mas não basta cantar “Merica, Merica” e beber vinho domingo, há muito mais a ser feito, realmente acredito nisso, por isso me apresento e espero contar com sugestões e com o apoio de todos na difusão desta idéia.
Google apps
Main menu