SamPaulo

My blogs

About me

Gender MALE
Location Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Introduction Nasceu Paulo Brasil Gomes de Sampaio, no dia 3 de maio de 1931, em Uruguaiana/RS e viveu em Porto Alegre. Iniciou sua carreira em 1954 no jornal porto-alegrense "Clarim" quando adotou o pseudônimo SamPaulo. Desenhou para a Revista do Globo e para os jornais Diário de Notícias, Folha da Tarde, Correio do Povo, Folha da Manhã e Zero Hora. Na TV Piratini, dos Diários Associados, teve o programa semanal "Sampaulo e seus bichões", onde desenhava ao vivo. SamPaulo criou o seu personagem mais famoso, o "Sofrenildo", em 1966, quando foi contratado pela Companhia Jornalistica Caldas Junior. De 1984 até sua morte, Sampaulo fez charges diárias para o jornal Zero Hora. Publicou os livros "H,u,m,o,r do 1º ao 5º"; "Como eu ia dizendo...","De Pedro a Collor", "Os Pecados da Língua", com Paulo Ledur(em 4 volumes)e Sofrenildo, até um dia, além de ter participado em várias antologias. Freqüentador da noite porto-alegrense, com um grande círculo de amigos, morreu às vésperas do carnaval de 1999 e foi sepultado ao som do surdo da escola de samba "Imperadores". Teve quatro filhos: Paulo Augusto, Luiz Otávio, Marta (falecida), Marco Aurélio (falecido) e o neto Piero Azevedo de Sampaio.
Favorite Movies ATENÇÃO: Todos os trabalhos aqui postados são de propriedade dos Representantes Legais de SamPaulo. Não podem, em hipótese alguma, ser comercializados sem a Autorização dos mesmos. O infrator estará sujeito a penalidades determinadas pela Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (A Lei de Direito Autoral).
Favorite Music Este blog é mantido por mim, Maria Lucia Pereira de Sampaio, filha do seu irmão mais velho, o também cartunista Sampaio.