ramagaca

My blogs

Blogs I follow

About me

Gender MALE
Industry Business Services
Occupation Empresário
Location Chamusca, Ribatejo, Portugal
Links Audio Clip
Introduction Nascido na Chamusca a 4 de Julho de 1960 é aos 12 anos que tem um primeiro contacto com a música, não só na escola, onde aprende solfejo, como também no Coral da Igreja Matriz local, o Coro da Imaculada Conceição. Um pouco mais tarde tenta a aprendizagem da guitarra clássica, viola de fado, com o Mestre Joaquim Salvador. Em meados da década de setenta, estudante em Torres Novas, canta o seu “fadinho” e declama Poesia Ribatejana.• Nos inícios da década de oitenta integra o Grupo Gente, Música Popular Portuguesa com digressão por França em 1984. Em Julho de 1986 inicia a actividade radiofónica integrando os quadros da Rádio Bonfim, onde ainda hoje se mantém, com programas de Tauromaquia, Fado e Poesia.• Breves passagens pelas rádios “O Ribatejo” de Santarém e “Ribatejo” de Azambuja. Inicio de apresentações de espectáculos nomeadamente de Fado, declamando, de quando em vez, a poesia sobre o seu tão querido Ribatejo.Em 1989 faz parte da Direcção do Jornal da Chamusca no qual coordena uma página de Tauromaquia.• Integra o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e Ribatejo em digressão por França em 1993.
Interests Tauromaquia, Fado, Gastronomia, Musica, Teatro, Dança, Literatura, Poesia.
Favorite Movies Participa como actor amador no Teatro de Revista da Chamusca, reposições das revistas locais “Na Cepa Torta e Salsifré” em 1991 e “Sem papas na língua” 1993. Ainda na Companhia de Teatro do Ribatejo nas peças “O Grande Chamusquense” e “Ceia dos Cardeais” em 1994. Animador de Rádio e Apresentador oficial dos espectáculos da “Semana da Ascensão” na Chamusca, durante vinte anos.• Apresentador de vários espectáculos de lançamentos de discos e CD’s de vários fadistas, a saber: Manuel João Ferreira, Isabel Rosa, Ramiro Santos, João Chora, Célia Barroca, Francisco Varela e Mário Cruz. Participa em espectáculos a convite de António Passão nos Teatro Maria Matos, Fórum Picoas e Instituto Franco-Portugais. Em 1997 tem o reconhecimento da “Casa do Ribatejo” pela sua maneira muito pessoal de transmitir os sentimentos do Ribatejano.• Apresentador e declamador de poesia no espectáculo “Ribatejo Fadista” na Expo 98.• Apresentador do Espectáculo “Espelhos de Água” da autoria do guitarrista Raimundo Seixas fazendo um historial da Guitarra Portuguesa e dos vários guitarristas de renome, percorrendo várias salas de espectáculos com duas idas ao CCB, assim como em Igrejas. Integra em 1998 os quadros da RCA Ribatejo de Almeirim. Gravação de poesias nos CD’s “ Golegã Cantada” em 1998 e “Farda a meu lado” em 2004, neste último por ocasião dos 30 anos do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca do qual também escreveu um historial, publicado em livro.• Inúmeros espectáculos apresentados em vários pontos do País nomeadamente em Sardoal, Mação, São Pedro de Moel, Santarém, Almeirim, Alpiarça, Benavente e Salvaterra de Magos.
Favorite Music Em 2003 é convidado, como cronista, a escrever na Revista de Tauromaquia “Novo Burladero”.• Participa em espectáculos de homenagem a José Carlos Ary dos Santos dizendo poesia, ao lado de António Figueiredo, Sílvia Filipe e Deolinda Bernardo, apresentados em Salvaterra de Magos, Almeirim, Coruche, Santarém, Arruda dos Vinhos e Nazaré. Em 2004 integra o elenco do espectáculo “Colorido Ribatejano” da autoria de Mónica Pombo e “Ribatejo em Festa” de João Diogo Vilaverde, tendo sido apresentado em Alcochete, Azambuja, Reguengos de Monsaraz, Povoa do Varzim, Riachos, Chamusca, Moita do Ribatejo, Coruche, Alter do Chão. Em Outubro de 2007 participa num espectáculo, a convite e da autoria de Custódio Castelo na Casa da Musica no Porto, sobre Camões. Em Julho de 2008 é convidado a participar num espectáculo de Pedro Barroso em Riachos e Salvaterra de Magos.• Alguns Poemas: Ribatejo de João José Samouco da Fonseca Ribatejo soneto de Armando Soares Imaginário Em Louvor do Ribatejo de Cardoso dos Santos Página de Folclore de António Botto Cântico Negro de José Régio Minha Terra Minha Gente de Maria Manuel Cid•