Wladimir Gomide

My blogs

About me

Gender Male
Occupation Psicanalista e Especialista em Sexualidade Humana
Location Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Introduction Sou de esquerda, aprecio bons pratos, bons vinhos (europeus). Sobretudo, papos regados a cerveja. Contudo, somente aquelas "Getreu dem bayrischen Reinheitsgebot von 1516", isto é, a Lei da Pureza promulgada pelo Duque Guilherme IV da Baviera no dia 23 de abril de 1516. Ela instituiu que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: Água, Malte de Cevada e Lúpulo. Como bom "alemão" nascido no RJ, estudei na Karl Marx Universität, a Universität Leipzig - a mais antiga do país, fundada em 1409 - Deutsche Demokratische Republik (Alemanha Oriental). Em 2009, portanto, celebrará 600 anos de sua fundação. Costumava tomar cervejas magníficas na Auerbachs Keller, fundada em 1525, onde meu colega de Universidade - Johann Wolfgang von Goethe - escreveu o primeiro volume do Faust, entre goles e goles.
Interests Simples na maneira de ser, requintado culturalmente. Cultivo os valores do Humanismo e abomino mediocridade, consumismo e modismos. Amo o universo da cultura e da arte: Filosofia, Psicanálise, Artes Plásticas, História, Literatura, Cinema, Música, etc.
Favorite Movies Resta o Cinema, outra entre minhas inúmeras paixões: os grandes diretores e movimentos da História do Cinema desde os primórdios.
Favorite Music Quanto à Música, a clásssica, a folclórica e a de raízes. Inclusive a de países pouco conhecidos entre nós, como a do bloco socialista: URSS, Tcheco-Eslováquia, Polônia, Bulgária e Hungria. E não só. A brasileira (de raízes) ocupa lugar de destaque. Possuo o Mapa Musical do Brasil. Gravações antológicas de compositores/cantores e grupos de todos os quadrantes que ninguém jamais ouviu. Inclusive, as da maior folclorista nacional - reverenciada na Europa e no mundo - completamente desconhecida por aqui.
Favorite Books Cultivo os grandes pensadores da cultura ocidental. A tradição cultural alemã, eslava e européia em geral. A obra de Vargas Vila, Nietzsche, Karl Marx, Ernst Bloch, Sigmund Freud, Goethe, Heine, Rilke e uma plêiade de autores alemães; Dostoiévsky, Tolstoy, Maiakóvsky, Ana Akhmátova, Serguêi Essênin + os teóricos revolucionários russos; os tchecos Božena Němcová e Julius Fučík; os búlgaros Ivan Vazov e Nikóla Vaptzárov, Pêtya Stóykova Dubárova e Elisavêta Bagryana; e muitos filósofos, escritores, músicos e poetas da Europa.